Crianças com maior risco de lesões esportivas

As estatísticas em todo o mundo são surpreendentes; as crianças têm muito mais probabilidade de se machucar durante a prática de esportes do que os adultos, mesmo que estejam apenas jogando ocasionalmente. Como pais e adultos, como podemos proteger as crianças da maioria das lesões? Existem algumas coisas que você pode fazer, tanto como tratamento quanto preventivo, para garantir que eles estejam o mais protegidos possível.

Sua primeira preocupação deve ser sempre fazer um check up físico em seu filho antes de permitir que ele pratique esportes. Isso é absolutamente imperativo para que você saiba se há algum problema em potencial que você precise saber. Embora a maioria das crianças seja saudável, há algumas crianças que não são ou são altamente suscetíveis a lesões. Um bom médico deve ser capaz de informá-lo se seu filho aguenta a atividade física de praticar um esporte.

Certifique-se de que seu filho tenha o equipamento de segurança adequado. Nunca permita que eles joguem ou pratiquem sem ele. Isso pode resultar em ferimentos graves, bem como ferimentos leves, mas é sempre melhor proteger seu filho, garantindo que o equipamento de segurança seja sempre usado. Além disso, é importante garantir que o equipamento de segurança que seu filho usa se encaixa corretamente. Isso significa que, embora possa ser mais barato passar o equipamento de uma criança para outra, é ainda mais importante certificar-se de que ele se encaixa adequadamente.

Outra preocupação deve ser garantir que o treinador com quem seu filho joga foi treinado em como interagir com as crianças, bem como ensiná-las as regras do jogo. Garantir que todas as crianças que jogam sigam as regras é um dos melhores movimentos que os treinadores podem fazer para ajudar a evitar lesões durante os treinos e jogos. Ensinar como trapacear não só roubará o espírito esportivo de seu filho, mas também aumentará imensamente o risco de lesões.

Certifique-se de que seu filho esteja brincando com outras crianças que sejam do mesmo tamanho e também do mesmo nível de habilidade. O bom senso deve dizer-lhe que uma criança de 5 anos não deve jogar no mesmo time que uma de 15. No entanto, muitos pais não percebem o quão importante pode ser o nível de habilidade. Ter um filho iniciante jogando em uma equipe de nível intermediário a avançado é uma receita para o desastre e deve ser evitado. Sempre pergunte sobre o nível de habilidade da equipe antes de se inscrever, se a equipe for muito avançada para seu filho, encontre uma equipe mais adequada.

Antes de seu filho iniciar qualquer esporte, independentemente da idade, você deve procurar um médico de medicina esportiva com quem você se sinta confortável e com quem seu filho possa conversar. Isso é importante porque muitos pais precisam lidar com restrições devido ao seguro e à localização geográfica. Encontrar um médico adequado antes que ocorra uma lesão significa que você gastará menos tempo esperando para iniciar o tratamento adequado no caso de ocorrer uma lesão. Isso também ajuda a garantir que você comece seu filho com o pé apropriado em termos de preparação para ser o mais seguro e saudável possível ao praticar esportes.

Como você pode imaginar, sempre há inúmeras coisas a serem observadas na infância. Lesões em esportes constituem apenas mais um perigo potencial, mas com consideração cuidadosa e supervisão cuidadosa, é possível para a maioria das crianças praticar esportes com muito poucas ou pequenas lesões.

Voltar para Artigos